terça-feira, 4 de maio de 2010

Colocar nome em filho

_Vai se chamar Berenice – respondi à médica que girava aquele trem gelado na minha barriga

_Graças a Deus, não vai – disse ela, que não gostou do nome.

Meu marido deu um salto da cadeira, com sorriso orelha a orelha. Explicaram-me, antes que eu conseguisse entender:

_É menino.

....

Por mim coloco Benedito, mas o coro da galera “Benedito não, coloca Bento”, e papai sempre categórico:

_Bento que Bento é o Frade.

Minha irmã quer Theo, que significa dádiva de Deus. Mas para mim Theo é apelido de Theobaldo, e eu quase sempre ignoro as sugestões da minha irmã, que sempre vem faltando letra. Enzo, que falta o R; Luca, que falta o S; Nando, que falta uma sílaba inteira; Léo, que falta mais do que tem.

Não é que eu não goste de nome pequeno, aliás, meu preferido é Brás, que considero muito nobre. Rafael diz que é nome de caminhoneiro, pode ser, mas caminhoneiro nobríssimo. Ele quer Omar.

Omar é um homem velho e triste que passou a vida sentindo que faltava alguma coisa, sem perceber que era o S que faltava. E que se existisse, continuaria miserável, o pobre.

Só não fico com Brás, e muito a contragosto, por que significa gago. Então, escolhi Samir.

_Não era menino? –perguntou um amigo, mui ignorante.

Depois me disseram que Samir significa companheiro falante. E eu, que imagino meu filho muito articulado, mas não tagarela, fiquei novamente a chamá-lo menino.

9 comentários:

  1. Gostaria de deixar registrado que os nomes por mim sugeridos são todos lindos e completos. Vide João Pedro, João Felipe, Álvaro e Benjamim.

    Quanto a Theo, possui uma dimensão exata, é só uma questão de ponto de vista: Theodoro e Theobaldo é que são compridos demais.

    No mais, um beijo grande no Miguel!

    ResponderExcluir
  2. Olha, e eu nem sabia que estava grávida rs
    Parabéns e os textos estão bem legais!!!
    Só pra registrar: tb gosto de Theo, eu acho completo e tem um grande significado. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de Theo!
    Dá um beijo no Miguel, saudade de vocês 3!

    ResponderExcluir
  4. Ohnnnn!
    Voto em Samir, que pelo visto será jornalista tagarela.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Meu deus! Você é pior que eu nesse assunto!

    que nada.. o nome é um mero detalhe, e você bem sabe. Afinal, o nome dele é você quem faz.. de quais letras este nome vai ser formado, só depende de vc!

    O nome dele é a educação, a personalidade, a criatividade.

    ResponderExcluir
  6. Miguel é sem dúvida o melhor de todos.. e quando vc o ver pela primeira vez, vai concordar comigo!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostaria de saber se seu nome é Amora mesmo. pq falando em nomes, é esse que quero colocar na minha filha!!!

    ResponderExcluir
  8. olá, gostaria de saber como é se chamar amora, pq penso em colocar na minha filha.

    ResponderExcluir